Qualquer pessoa pode iniciar um blog ou site sem gastar mais que o custo do acesso da própria internet. Porém, com o desenvolvimento das atividades na web, a profissionalização daqueles que nela atuam se mostrou algo natural. Por mais que as possibilidades sejam essencialmente as mesmas para todos, obter delas o melhor resultado possível requer preparo e conhecimento profissional.

O valor financeiro está justamente no conhecimento das pessoas e na inter-relação econômica que essa nova mídia vem proporcionando aos diversos mercados na interação com fornecedores, parceiros e consumidores.

Os fatores mais importantes que devem ser levados em consideração na hora de investir em marketing digital são:

Know-how

A boa execução de uma ação ou plano de marketing digital, assim como no offline, começa com profissionais que detenham conhecimento e domínio técnico.

Falando sobre isso de uma maneira mais prática: estar conectado e presente nas mídias sociais 20 horas por dia não é um fator determinante para saber se o trabalho será ou não bem realizado.
Não é à toa que há cursos superiores que abordem questões relacionadas ao marketing e comunicação digital. Por isso é essencial que você opte por pessoas que possuam experiência e que já realizaram trabalhos de sucesso na web.

Tempo

Muito do que acontece na internet é resultado de um trabalho não apenas de qualidade, mas contínuo. Desde as etapas iniciais de planejamento até o monitoramento dos resultados, é preciso estar atento às possíveis mudanças que possam ocorrer na rede e que impactem a maneira como você enxerga seus objetivos.

Tudo está interligado pelo dinamismo e compartilhamento de informações. Colocar seu site no topo do Google não acontece do dia para a noite na busca orgânica, tampouco você ganhará milhares de fãs engajados em sua página no Facebook em apenas uma semana.

Não tenha dúvidas que todo investimento – não apenas financeiro – conta.

Mercado

Fatores externos influenciam as práticas digitais de maneira natural, pois tudo está inter-relacionado. Os custos, com base nessa lógica, também serão influenciados.
Ferramentas

É certo que há muitas ferramentas gratuitas que cumprem funções de ferramentas pagas. Contudo, não se deixe levar pela ansiedade da economia. Avalie os prós e contras. Muitas vezes o investimento adicional compensa e novas oportunidades surgirão em decorrência disso.

ROI

A famosa e almejada sigla para Retorno Sobre Investimento (ROI – Return Over Investment). Toda empresa que investe seu capital, naturalmente, tem por objetivo o retorno.

Um grande gargalo do Marketing Tradicional era medir os resultados de suas ações. A grande vantagem da internet é a mensuração. Como quase tudo pode ser medido, isto facilita a avaliação dos resultados das ações de marketing.

CONCLUSÃO

É certo que o marketing digital possui muitas diferenças diante do que é visto como marketing tradicional. Muitas dessas diferenças são, inclusive, vantagens: maior retorno sobre o investimento, criação de relacionamentos, mensuração de dados e eficácia de ações… Coisas que sempre foram desafiadoras para ações offline.

A necessidade de se fazer presente no meio online não é uma novidade para as empresas que têm vivenciado o impacto da internet nos últimos anos. A expansão do digital é tão forte que muitos deixam de encará-lo como algo totalmente a parte do que acontece no offline. O que está se tornando comum é as empresas perceberem que, na realidade, ele deve ser encarado como algo tão importante quanto o que antes era visto como suprassumo do marketing ou comunicação – como os comerciais de televisão, por exemplo.

Com o devido planejamento e a aplicação de estratégias, mesmo que com recursos financeiros limitados, é possível que qualquer empresa comece a colher os benefícios das possibilidades que a internet oferece.

Em praticamente qualquer lugar, instante e situação há a possiblidade de que você alcance seu público-alvo e transmita sua mensagem, crie um vínculo e inicie uma relação benéfica para ambos os lados. Dispositivos móveis e seu acesso à internet são um exemplo disso.

Para todos os efeitos, o mercado continua competitivo. Se você ainda não aderiu ao meio digital ou ainda não profissionalizou essa sua presença, lembre-se: seu concorrente já o fez.

Pin It on Pinterest

Share This